quinta-feira, 14 de março de 2013

Senai-DF oferece cursos em Brazlândia

Projeto Senai Fora dos Muros da Escola qualifica cidadãos em Brazlândia com diversos cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Dilma Farias tem 47 anos. No dia da Mulher, ela é a única representante do gênero no curso de Operador de Máquinas Pesadas, ministrado na Unidade Móvel do Senai-DF que, desde 4 março, está estacionada oferecendo qualificação em Brazlândia. Dilma tem a esperança de realizar dois sonhos com o conhecimento adquirido no curso oferecido pelo Senai-DF. O primeiro é de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, como operadora de máquinas pesadas, e o segundo é de poder usar o conhecimento na terra que ela espera conseguir em programas de reforma agrária do governo federal.

Observando a condição atual da mão de obra no Distrito Federal, é provável que as aulas rendam a Dilma emprego na indústria. A falta de trabalhador qualificado tem preocupado os empresários da indústria brasiliense e, consequentemente, dificultado a ampliação de competitividade do setor. O gargalo de mão de obra especializada aparece em terceiro lugar no ranking de preocupação dos respondentes (36,8%) da Sondagem Industrial, referente ao mês de dezembro de 2012, divulgada recentemente pela Fibra. O item aparece atrás, apenas, da elevada carga tributária (50%) e das taxas de juros elevadas (44,7%).

As aulas cursadas por Dilma são parte do projeto Senai Fora dos Muros da Escola, que tem como foco qualificar mais mão de obra além dos 31.835 matriculados nos cursos do Senai-DF em 2012, nas unidades de Taguatinga e Gama.  A iniciativa teve início na região administrativa de Brazlândia, onde uma carreta, que funciona como unidade móvel, oferta diversos cursos profissionalizantes para a comunidade local. Com isso, a entidade atenderá centenas de alunos, em cursos de qualificação profissional de forma completamente gratuita.

“A proposta é gerar empregabilidade para Brazlândia e arredores, aumentando a renda da população e, claro, contribuir com o desenvolvimento das indústrias locais, que, por terem acesso ao capital humano qualificado, aumentarão sua produtividade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, explica o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

Para tanto, estão sendo oferecidos cursos nos três turnos, nas opções: Manutenção e Configuração de Microcomputador; Operador de Microcomputador; Assistente Administrativo; Mecânico de Motores Álcool e Gasolina; Mecânico de Motocicletas; e Operador de Máquinas Pesadas.

Podem participar do curso pessoas com idade mínima de 16 anos, exceto para o curso de Operador de Máquinas Pesadas, cuja idade é de 18 anos. No ato da inscrição, são necessários os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência; Comprovante de escolaridade; e Declaração da Condição de Baixa Renda (em formulário fornecido pelo Senai-DF). As inscrições para os cursos devem ser feitas na Administração Regional de Brazlândia.

“O Senai Fora dos Muros da Escola proporcionará, portanto, qualificação in loco nas regiões administrativas do DF. A comunidade terá acesso a cursos de graça no quintal de seus lares, por assim dizer”, avalia Rocha. O presidente completa afirmando que Brazlândia foi o ponta pé inicial para o projeto que pretende percorrer o DF em 2013. “A ideia não é, apenas, levar unidades móveis para RA’s, mas, sim, negociar com as administrações estruturas fixas, que comportem salas de aula, laboratórios, que tenham condições abrigar cursos do porte do Senai”, finaliza.

Como braço da indústria responsável pela educação profissional do setor, atualmente o Serviço Nacional da Indústria do Distrito Federal (Senai-DF), oferece capacitação em áreas de atuação como alimentos; construção civil; tecnologia da informação; madeira e mobiliário; vestuário; automobilística; design; refrigeração;  meio ambiente; segurança do trabalho; eletroeletrônica; metalomecânica, entre outras, nas duas unidades da Casa, localizadas em Taguatinga e no Gama. 

Suzana Leite e Nilson Carvalho
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário